SISTEMA INTERCAMP
A Campibus atua em parceria com a empresa Itajaí Transportes Coletivos Ltda, através do Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp). O Concicamp atua na região 2 de Campinas, que compreende as regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop. Identifica-se pela cor vermelha e a frota é composta por um total de 260 ônibus.
O Concicamp faz parte do Sistema InterCamp, que é o Sistema de Transporte Público da cidade de Campinas, operado por ônibus das empresas concessionárias do transporte coletivo e mini/midiônibus do serviço alternativo, implantado em 2005.
A frota do Sistema InterCamp totaliza mais de 1,2 mil ônibus, sendo 967 acessíveis (79%).
O sistema registra uma média de 610 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil e 15 milhões de passageiros por mês. Transporta, diariamente, cerca de 224 mil usuários (indivíduos).
O padrão visual do Sistema InterCamp atende às necessidades de modernidade, mobilidade, acessibilidade e integração na área de transportes. Assim, cada área operacional pode ser identificada por uma cor específica utilizada nos veículos, facilitando os deslocamentos dos usuários.
BILHETE ÚNICO
Com o Bilhete Único, o usuário do transporte coletivo faz integrações em todo o Sistema InterCamp, pagando uma única tarifa no período de duas horas.
O cadastro para o Bilhete Único Comum pode ser feito na sede da Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc, à Rua 11 de Agosto, 757, Centro) ou nos postos de venda dos terminais de ônibus. Há também alguns postos da rede credenciada que fazem a primeira via do Bilhete Único Comum.
É necessário apresentar RG e CPF. No momento do cadastro, também são solicitadas informações como data de nascimento e nome da mãe. O cartão fica pronto na hora, gratuitamente, sendo necessária apenas a despesa com a carga de créditos, no valor mínimo de uma tarifa.
QR CODE
O usuário tem ainda a opção do QR Code. O QR Code (Quick Response Code, código de resposta rápida) é um código parecido com o código de barras, usado para embarcar nos ônibus de Campinas. Pode ser comprado impresso em terminais de ônibus, lojas credenciadas, Poupatempo Campinas Shopping e na sede da Transurc, ou adquirido pelo celular, através do aplicativo Transurc Smart, disponível nos sistemas Android e iOS. Basta aproximar o bilhete ou o código gerado na tela do smartphone no validador da catraca.
Ele custa o mesmo valor da passagem paga em dinheiro, e não faz integração, ou seja, realiza somente uma viagem. Tem validade de 30 dias a partir da emissão, e não há reembolso após este prazo.
O objetivo do QR Code é substituir o pagamento da tarifa diretamente aos motoristas, feita por usuários que ainda não possuem Bilhete Único. Tirar o dinheiro dos ônibus garante maior segurança e eficiência à operação. Quem já usa Bilhete Único não precisa, portanto, do QR Code.
DIVISÃO DE ÁREAS
- Área 1 (Azul Claro)
Regiões: Ouro Verde, Vila União, Corredor Amoreiras, Campo Belo e Aeroporto de Viracopos. - Área 2 (Vermelha)
Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop. - Área 3 ( Verde)
Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e Corredor Abolição. - Área 4 (Azul Escuro)
Regiões: Nova Europa, Jambeiro e Estrada velha de Indaiatuba.